Blog estritamente com fins literários. Peço,por meio desta, aliás, exijo os direitos sobre tudo o que está escrito. Sem brincadeira, respeitem o espaço, para evitarmos complicações judiciais. Agradece, Pedro Costa.

sábado, 8 de abril de 2017

Seres Noturnos

por Carmem Paiva, a velha cega e louca.

     Quando verte a noite,
                                           cai
soturno o negrume
                                  e a abóba-
da cinzenta inicia o
prelúdio
                  das coisas sombrias
que
           [há sob o céu,

a lua chora seus raios pálidos
e o mundo grada entre o ocaso
e o nascimento da escuridão,

     Ó, Senhor -
     quase, eu mesma, de quem
a este respeito só pode reter
                        [(num sentido
abstrato - pois sou cega)
                                             a
impressão,
quase morro lembrando da
minha juventude ora tão
vespertina; doirada como o
fio da tarde
                       [(ida sem consolação)
mocidade quem fui um dia;
debulhando, entre os tesos
dedos aos calos, numa oração,
                       [pedidos pelas
criaturas frágeis e sem cuidado.

     As tenha, eu rogo, ao meu
Senhor.
                                        Viro-me noite,
velas acendo, defronte à imagem
e profunda é tamanha a minha
loucura -
     Levanto de meus joelhos
dobrados,
                    opero o sinal da cruz
                    [(e, noutras noites,
doutras vidas quando podia ver)
     assombrada pelo cansaço, e
remida pela beleza.

     Ó, Cristo!

     Dai-me a tua Paz.

     Vou à igreja, é já hora.

Carmem Paiva

Nenhum comentário: