Blog estritamente com fins literários. Peço,por meio desta, aliás, exijo os direitos sobre tudo o que está escrito. Sem brincadeira, respeitem o espaço, para evitarmos complicações judiciais. Agradece, Pedro Costa.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Cosmologia Errática

Em bom português: perdi minha praça!
Devido às cobranças,
à invalidez e os juros,
minh'Alma pesa.

Sobre minha consciência, um
quilo de aporrinhações; minha
namorada sequer comigo dança
a dança da monotonia.

O tédio
                   [avança;
A ceia, além de escassa, é
um pecado!, ovo e sal; péssimo
para o coração,
                             mas tem pão; tem
pão!

Como esquecer que um dia fui
                                                     [feliz?
Sobrou aqui o adulto consternado,
atarefado -- menosprezado.

E do 'ado' faço um caldo,
e bebo impaciente.
                                     Só um
medo (apavoro-me logo, fico
brabo e maldizente): fiar
o acaso e tecer minha mortália
em meio a olor e risos --

No entanto, não me acovardo.
Estou de pé mediante um sono
prático...

Converso com a gente de meus
sonhos que as encontro na rua,

Balouça lua; entra madrugada
e o pensamento voa por aí --

Mora sempre comigo uma
lagartixa. Chamo-a ou ela
vem sem que eu chame? Não sei;
só aparece-me e sei que ela
mora ali, no canto dela, mas
                                                 [comigo.

Ah! Clarinda.. seu nome: lembrei!

É! Aonde fui parar..?

Sim, lembrei!
De não ter mais praça!
De que iniciei.

Leve, meu amigo, este pen-
duricálio que é o sopro da
vida, ele pende, mesmo
assim; e no vai e vem
ele arrebenta
e é por isso que é bom,
                                         [acertei?

Pedro Costa

Nenhum comentário: